Recentemente lí esta noticia aquí:

Segundo esta pesquisa a maioria dos americanos não acredita que as noticias que recebem sejam honestas, ou seja, subjetivas, manipuladas de acordo com o interesse da Imprensa/Mídia, ou mesmo erradas.

Que legal notar que essa manipulação é uma constante aqui, apesar de a opinião pública, ser bem diferente.

Vejamos alguns exemplos de como a mídia num geral (não vou me focar só na imprensa) é capaz de influenciar a atitude dos brasileiros:

  • Durante as Eleições de 89 a Rede Globo deu seu apoio a candidatura do Ex-Presidente Collor, através de insinuações sutis (leia-se subliminares) que insinuavam que o Collor era mais apto a governar, como por exemplo comparando os dois dizendo que o Collor tinha estudado em boas escolas, lutava caratê, andava de jet-ski (coisa que a grande maioria dos brasileiros nem sabia o que era!) e o mais bonito (Acreditem eu Lembro Disso!) , depois editando o debate “oficial” favorecendo o Collor.

  • Depois quando o Collor atacou os empresários e retirou a verba do governo para propaganda (Prejudicando assim a rede Globo), ela editou a noticia de um protesto contra o Corte da “Meia-Entrada” no Rio para um Protesto contra o Presidente levando a burra massa estudantil a apoiar a emissora sem saber. Passando assim a imagem de que “O Povo Tirou Collor do poder”, quando na verdade foram os Colegas políticos dele que tiraram ele do poder por não dividir os lucros e prejudicar empresários que apoiavam suas candidaturas. O povo não teve participação nenhuma no Impeachment do Collor.

  • Depois vamos dar um Pulinho na eleição de 2002 quando o Casseta&Planeta (Ok, não é imprensa, mas…), aproveitando o sentimento do “Saco Cheio da Política”, elegeu o Deputado Enéas como uma margem inacreditável de votos. Basta lembrar que nesta eleição tivemos o auge do “Seu Creyson” com direito até a Comissio Politico do mesmo na Avenida Paulista. Isso “indiretamente” levou a associação dos dois personagens e na falta da possibilidade devotar em um votou-se no outro.

  • Recentemente a Rede Record fez mais uma desta situações dignas de nota tendo seu Querido “Dono” sendo investigado pelo Ministério Público tenta desviar o assunto acusando a Globo (Que também tem a imagem suja de manipular informação) de estar com perseguição contra a Record. E a massa de crentes-acéfalos (Crentes não no sentido religioso, pois este eu sou obrigado a respeitar, mas crentes no sentido de acreditarem na noticia). Não param prá pensar que a acusação vem do Ministério Público e não da Imprensa.

Claro que isto aquí são só alguns exemplos berrantes.

Como também podemos citar alguns exemplos onde a mídia fez um estardalhaço em cima de eventos, prejudicando os envolvidos/acusados, e onde posteriormente os acusados se mostraram inocentes, mas nossa querida mídia não se retratou por ter fodido com a vida dos envolvidos.

Não há uma “Ética” no que diz respeito a Imprensa ou Mídia no geral.

Não digo só a questão de manipular a informação a fim de adquirir vantagens, mas também a questão de divulgar “qualquer coisa” da maneira mais chamativa possível, sem ter o bom senso de apurar a veracidade ou qualidade da informação, o famoso apelar para ganhar a audiência.

Cada veiculo de noticias pode divulgar o que bem entende, desde que não cometa um crime previsto na legislação, como por exemplo calúnia, difamação ou dano moral. E mesmo que cometa ainda tem como se esquivar da punição por meios burocráticos escusos.

O único controlador Moral da Imprensa ou Mídia é o seu Receptor, ou seja, VOCÊ que lê uma noticia ou assiste e um programa jornalistico.

– Mas você sabe diferenciar uma noticia que é manipulada ou errada de uma noticia séria e comprometida?
– Você busca outras fontes quando vê um noticia que lhe atraí?
– Ou você tem por costume de não questionar a informação recebida?
– Depois de receber a informação e ou checar outras fontes, você costuma analisá-la por sua própria perspectiva?- Ou você sempre concorda com a Perspectiva do autor da noticia?
– Você consegue analisar para ver se a noticia carece de informações importantes para sua melhor interpretação?
– Você consegue discernir se pode haver algum interesse por parte do noticiante em dar aquela noticia da forma como foi dada?
– Você consegue discernir o que é “Fato” do que é “Opinião Pessoal do Apresentador/Noticiante”?

A situação é um pouco diferente no que diz respeito a Internet, pois ainda temos a impressão que Internet é “Terra de Ninguém” e que todo mundo fala o que quer e divulga o que quer. Temos aí então um prato cheio para as “Noticias Falsas” ou “Tendenciosas”, coisas como “ajudem este fulano necessitado” ou “como criar um gato dentro de uma garrafa”. Muitas pessoas ainda tem a idéia errada de “Se tá na Internet é porque é Verdade!”.

Em contra partida o público da Internet tem uma participação um pouco mais ativa no que diz respeito a noticia, pois geralmente é o público que vai atrás da notícia e geralmente em uma fonte que ele confia, é por si só uma situação diferente de sentar na frente da TV e “Ver o que tá passando, simplesmente porque está passando…”, mas ainda temos muito para melhorar

Da próxima vez que analisar um noticia, um texto ou o que quer que seja pare para refletir sobre o assunto um pouco mais.

Para praticar comece por este aqui!

“Quem controla o passado, controla o futuro;
quem controla o presente, controla o passado… ”
1984 – George Orwell

“Quem te controla agora?”
Eu pergunto!

  1. Douglas Baiense disse:

    Meus parabens! Artigo Foda!

  2. Alibolala disse:

    poxa Gun eu crio um gato dentro de uma garrafa ele vai fazer aniversario em outubro,quando irei coloca-lo ele numa garrafa definitiva

  3. Gun Hazard disse:

    Sejam bem vindos Douglas e Ali.

    Geralmente prefiro falar de RPG, mas tem vezes que não me seguro, algumas coisas precisam ser ditas…

    Obrigado por comentarem.

  4. cochise disse:

    Olá. Eu sou Cochise César e já tentei fazer isso uma vez e não deu certo, mas pode ser que agora dê.

    Quero convidar você a contribuir com um portal colaborativo de RPG. Um lugar onde apareçam só os posts mais importantes, independentemente de quem seja o autor ou em que site ele esteja.

    Uma forma de tornar mais visível o conteúdo importante.

    Para isso é preciso apenas que quando escrever um post importante faça um resumo dele e submeta para nós em http rpgbrasil. co. nr/

    Se quiser apoiar o projeto pode também adiconar nosso banner ao seu site http i33.tinypic.com/2uh20pw. jpg

    Abaixo segue um “release” do RPG Brasil.

    O RPG Brasil é um agregador colaborativo.
    Isso quer dizer que ele é um site “grande”, mas que vive de doações de conteúdo da comunidade. A idéia é que qualquer um possa “doar matérias”, inclusive eu.

    Todos os blogs tem posts relevantes e não relevantes. Agregadores tratam todos da mesma maneira. Colocal todos eles listados lado a lado. Separar os artigos que realmente valem a pena ser lidos dos que não valem é uma tarefa difícil.
    Mas há mais blogs do que se pode acompanhar, (aproximadamente 150) portanto seria necessário uma grande equipe para fazer uma seleção doque realmente importa.
    Agregadores colaborativos partem do princípio da autocensura para resolver esse problema.
    O autor sabe que os comentários que fez sobre as férias não são relevantes para pessoas que não sejam seus amigos. E ele sabe que o review de um jogo ou o novo NPC que criou é.
    A ideia é que ele divulgue seus posts relevantes para a comunidade através desse site. Assim, o melhor conteúdo da blogosfera é indexado aqui.
    Não publicamos aqui matérias completas, apenas chamadas, então o leitor interessado tem que ir ao blog de origem da matéria para lê-la por inteiro.
    Nesse negócio ganha o leitor ganha por ter acesso a um conteúdo filtrado e o autor ganha por aumentar suas visitas e visibilidade

  5. cochise disse:

    Você submete em um formulário do site.
    http: // rpgbrasil. co. nr/ – [Link quebrado por causa do filtro de spam]
    Pode sim mandar de artigos velhos. Natualmente eles vão sendo publicados aos poucos, intercalados com artigos de outros sites.

  6. Danielfo disse:

    Gosto destes post inteligentes.

    Tem um outra frase que vc deveria ter publicado, de August Von Schlozer:
    “Tolo é aquele que não lê jornais e mais tolo é aquele que acredita no que lê nos jornais.”

  7. Gun Hazard disse:

    Obrigado pela indicação Danielfo, vou procurar mais sobre o August Von Schlozer, parece que vai ser uma boa leitura.

    Obrigado pelo Convite Cochise, vou conversar com você agora que consegui retomar as postagens.