RPGCon

Posted: 7th junho 2009 by Gun_Hazard in Geral
Tags: , , , ,

Bom eu assim que recebi a noticia de que não haveria o EIRPG me passou pela cabeça: “Dane-se eu Vou fazer alguma coisa assim mesmo!”

Nem que seja encontrar com alguns poucos amigos e conhecidos em algum local público para conversar sobre RPG, confraternizar, jogar algo, etc…

Cheguei a pensar em falar com alguns grupos que sei que já tem experiência com encontros como a Confraria das Idéias e a Ludus Culturalis entre outros e sugerir a Realização e um Evento na mesma data. Daí teriamos os problemas de locais e patrocinio, mas nem que fosse algo simples no Ibirapuera ou no Centro Cultural ainda sim seria possivel. Pelo que ví este sentimento de ‘faça-voce-mesmo’ foi comum em várias pessoas ou grupos assim que a noticia foi dada.

Antes mesmo que tivessemos tempo de planejar algo o D3 surgiu com a proposta do RPGCon.

É triste ver uma tradição de 15 anos ser cancelada em cima da hora?

Sim! Mas é muito mais gratificante ver que muitos se importam. É gratificante saber que somos um grupo pequeno, mas com iniciativa e senso comum.

Espero veementemente que este novo Encontro Dê muito certo. Espero que ele possa tomar proporções não só de um Encontro de amigos, mas também de um grande evento de RPG digno novamente de ser entitulado de ‘o Segundo maior evento de RPG no mundo’.

E agora o que sobrou para fazer?
R: Divulgação e Apoio!

Vou tentar divulgar para todos os conhecidos ou canais que consiga alcançar e divulgar o evento. Também vou tentar entrar em contato com os responsáveis pela organização e me prestar a Mestrar um aventura, para ajudar a ‘rechear’ o evento.

Quem quiser estar por dentro por favor acompanhe estes dois links:
http://rpgcon.com.br/
http://d3system.com.br/

Segue alguns dos inumeráveis links que falaram sobre o assunto:

http://valberto.wordpress.com/2009/05/09/algumas-vezes-eu-odeio-estar-certo/
http://www.areacinza.org/2009/05/encontro-internacional-de-rpg-cancelado/
http://www.ambrosia.com.br/2009/05/09/eirpg-2009-cancelado/
http://www.ambrosia.com.br/2009/05/13/um-novo-encontro-nacional-de-rpg/
http://www.roleplay.com.br/?p=286
http://valberto.wordpress.com/2009/05/12/roda-do-jogo-pingback/
http://www.covil.org/?p=1396
http://dadoslimpos.criandorpg.com/rpgcon/
http://www.ddbrasil.com.br/portal/forum/forum_posts.asp?TID=5389&KW=RPGCON
http://spellrpg.foxhosting.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=4657
http://spellrpg.foxhosting.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=4689

  1. balard disse:

    Estaremos lá 🙂

  2. Pirata Dandi disse:

    Fiz um comentario completo no meu blog sobre o evento, mas queria resumir aqui meu comentario…

    Desde que foi anunciado, somente uma nota era destacada em todos os comentários… um “evento comercial”.
    O que poderíamos entender por “evento comercial”???
    Não bastasse é claro, o fato de que entrar em contato com eles para propor novas idéias mostrou-se esforço inútil… a engrenagem que os move é a famosa “panelinha”. Mais uma vez se prova que o público não é mais importante, quando o que vale é nada mais que o capital.
    Ir para um evento e jogar era simplesmente mostrar que estamos lá para sorrir, e não gastar. O espírito que sempre foi o maior motivo de orgulho do meio, foi chutado e avacalhado com as singelas palavras “evento comercial”.
    Tenho dito, não boto fé, e não quero ceder-lhes meu suor do trabalho em papéis manchados

  3. Gun Hazard disse:

    Seja Bem Vinda Pirata Dandi!

    Lí seu post e vou responder lá também…

    A principio eu não entendí muito bem o motivo da sua reclamação.

    Sinceramente não há muito do que reclamar, os encontros de RPG TEM de ser COMERCIAIS, na minha opnião tem de ser comerciais e divulgativos para facilitar o crescimento do Hobbie…

    Quando surgiu a noticia que o EIRPG seria cancelado eu fui um dos que quiz agitar só um “Encontro de Amigos”, mas fiquei mais feliz em saber que seria um Encontro digno de um encontro comercial.

    O fato de ser comercial não exclui o lado Confraternização, muito pelo contrário tenho amigos que só encontro nas datas dos EIRPGs.

    Antigamente antes de livrarias venderem livros de RPG e antes de Internet ser o que é eram nos encontros que meu grupo de estudantes pés rapados conseguiam com sua suada “vaquinha” comprar livros, mesmo depois de ter os livros acessiveis até mesmo em casa, ainda é nos encontros os locais onde somos mais motivados a comprar os livros de RPG…

    Eu infelizmente gasto mais num passeio com a minha esposa no cinema do que já gastei em muitos Encontros de RPG e praticamente QUALQUER tipo de evento social que formos hoje em dia (Shows, Baladas, Teatros, Cinemas, Churrascadas, Futebol), vamos te de ter um gasto as vezes maior do que o do RPGCon, Lembrando que mesmo esposições culturais ou artisticas muitas vezes cobram também entradas e aproveitam a oportunidade para vender alimentos a preços maiores que do lado de fora suvenirs, materiais relacionados, etc…

    O único ponto onde posso dar o braço a torcer é sobre a organização do evento, pois não sei quase nada sobre isso, eu acredito que ela ocorreu muito rápido, mas isso também pelo fato de que a Devir Demorou para anunciar que não haveria EIRPG.

    Claro que minha mente paranóica também enxerga uma possibilidade de Conspiração no ar:
    – como o D3 ter sido gente de dentro da Devir;
    – pelo fato de ele estar montando um tipo de “Store RPG”
    – pela própria rapidez com que foi tomado esta iniciativa do RPGCon
    – indagações sobre o fato de também ser conveniente para a Devir ‘Mau-das-pernas’ deixar de lado o evento e ele ir parar na mãos de alguém que ficará do lado deles
    – entre outras divagações hipotéticas…

    Mas até aí isto não nos prejudica diretamente em quase nada.

    Melhor ter do que não ter.

    Se for ruim.

    Ou se o problema for não haver espaço para todos ou para todas as opniões, eu sugiro a principio tentar um contato visando o próximo eveto e se nem assim der certo o melhor a fazer é realizar um evento paralelo de preferencia em uma data diferente e torcer para que este evento paralelo tenha um diferencial e competência suficiente para podermos sustentar dois grandes eventos Nacionais.

    Abraço e muito obrigado por participar!