Quando a História não rola…

Posted: 2nd setembro 2010 by Gun_Hazard in RPG
Tags:
Ou pelo menos não como o planejado.

Neste último sábado dei continuidade na minha pequena campanha de Ravenloft usando o True20.
Na verdade já havia preparado a aventura a 3 semanas atrás. Jogamos um sábado sim outro não e uma campanha sim outra não, o que dita que jogamos esta aventura de Ravenloft apenas uma vez ao mês.

– Planejei qual seria o desafio (uma Banshee);
– E a história por trás dela (Uma Elfa abandonada pelo noivo à morte certa nas mãos de bandidos por medo de ele próprio ser morto);
– Quais seriam as chances dos jogadores (aguardava no mínimo uma morte antes deles terem noção que não tinham como vencer e fugir);
– Acrescentar um elo de ligação entre um Personagem e a ambientação do cenário;
– Outro elo de ligação entre um objetodo de um personagem;
– Um gancho a fim de conduzir o grupo a campanha em sí;

Eu conseguí fazer tudo isso, mas não da forma como gostaria.

Ocorre que a aventura tinha tudo para seguir em frente se não fosse pelo detalhe: jogadores.
Como disse nosso grupo se reune pouco, quando nos encontramos além de jogar aproveitamos para conversar, fazer piadas, bagunçar uns cons outros, etc. Isso geralmente tira um pouco o foco do jogo.
A Aventura acaba ocorrendo, mas nem sempre os jogadores estão atentos a ela, ou não agem como o mestre esperava que agissem se estivessem mais atentos ao que ocorre. O mestre fica com a sensação de que todo o esforço gasto foi em vão.

No caso do meu grupo eu sei qual seria uma solução: nos encontrarmos mais vezes para reuniões descompromissadas, tipo cervejada no bar, jogar video-game e deixarmos as reuniões para RPG, como prioridade para o jogo… mas como nem tudo são flores isto é meio que uma utopia neste mundo com tempo tão apertado. O que podemos fazer é chegar um pouco antes dos demais para ir botando as besteiras em dia; fazer alguns pequenos intervalos para que a rotina do jogo não se alongue muito; ter coragem de pedir um pouco mais de atenção nas cenas mais sérias (não que as outras não sejam, mas diga “Prestem atenção agora pois isto é importante”). Com isso você dosa cenas mais relaxadas e descompromissadas onde por exemplo dois jogadores que não estão na cena possam falar besteira, sair para pegar bebidas, ir no banheiro e reserva a atenção do grupo para os momentos de maior Climax do jogo.

Cada grupo tem seus problemas e limitações, conheça os seus e aprenda a como contorná-los.

Bons jogos!

  1. balard disse:

    acho q se encontrar mais vezes pra reuniões descompromissadas, ou abandonar o rpg, é a solução. É uma merda quando vc prepara a aventura, e o povo fica conversando o tempo todo.

  2. cristianobomdia disse:

    Frustrante perder horas de trabalho onde você poderia estar fazendo qualquer outra coisa e os jogadores não colaborarem na hora do jogo.

  3. […] Uns dias atrás tinha registrado meu descontentamento pelo fato da minha história, não ter ocorrido como gostaria que ocorresse (Leia Aqui). […]