Mudanças para um Sistema OGL

Posted: 16th fevereiro 2009 by Gun_Hazard in Regras Alternativas, Regras Variantes

Bom praticamente todo jogador já tentou ou pensou em criar um ou melhorar o sistema que utiliza.

Qual a finalidade disto?
Ter uma ferramenta que melhor atenda as suas necessidades

Fazem anos que tenho a vontade de criar um sistema que me agrade como mestre e que me agradaria como jogador.

Esta idéia já mudou e muito ao longo dos anos e acho que se a preguiça deixar vou colocá-la em prática o mais rápido possível.

Basicamente eu pretendo montar um jogo para fantasia medieval de forma consistente e que permita ao mestre e jogadores ajustá-lo de acordo com a preferência de jogo de cada um, mas também espero que este sistema se adapte facilmente para jogos modernos…

Como base eu tenho trabalhado em cima do OGL da Licença D20, mas já pensei muitas vezes em me desvincular dela e fazer algo próprio sem a existência de níveis, mas me decidi em primeiro fazer o modelo D20 e depois com base nele montar o sistema próprio que provavelmente terá outro escopo..

O Objetivo é ainda ter um Jogo de Aventuras Heróicas de Fantasia Medieval!

Qual o Diferencial?
Regras ao mesmo tempo mais concisas (Assim espero…)  e maior mobilidade das regras para mestres e jogadores. Com estas mudanças eu espero um jogo mais dinâmico e realista mas sem deixar de ser Heróico.

O que realmente será diferente?

Principais mudanças:

– Atributo Sabedoria Mudou de nome para Espírito

– Atributo Carisma Mudou de nome para Porte.

– Sistema de disputa de Atributos ou testes de Atributos menos “quebrados”, por ser separado dos usos de Pericias…

– Testes de Resistência podem ter escolha de atributos (Fortitude = Força ou Constituição; Reflexos = Destreza ou Inteligência; Vontade = Espírito ou Porte)

– Testes de Resistência Passivos = Take 10 (Conjurador/fonte-da-Ação faz o teste de Conjuração)

– Mecânica de Aparar/Bloquear ou Reflexos (Esquivar)

– Reflexos em vez de CA (Igual SWS)

– Bônus de Armadura metade fica no lugar do valor de Resistência Reflexos (Escolhe o maior) e metade fica como RD.

– Mecânica de Vitalidade e ferimento em vez de PVs

– Pericias Resumidas (23 Pericias) com especialização de acordo com subgrupos (Exemplo: Atletismo com especialização em Escalar/Correr/Nadar/Saltar só permitindo uma especialização)…

– Sinergia precisa de um teste da perícia secundária para ter o bonus na primária.

– Mecânica de Ataque Múltiplo igual á -5 para cada ataque, máximo 3 ataques, exemplo: para fazer 2 ataques tem penalidade de -5 em ambos os ataques e para fazer 3 tem penalidade de -10 nos três ataques… (igual ao SWS, mas sem talento)

– Metade do nível no dano. (Para compensar diminuição de ataques múltiplos, e restrição de magias)

– Manobras seguindo o modelo Faça-você-mesmo. Você escolhe o efeito desejado (Simplificação do Book of Iron Might)

– Conjuração por pontos de magias seguindo o sistema de Psionismo com possibilidade de alterar efeitos e variáveis das magias com o uso de mais pontos de magia.

– Sistema de conjuração expontanea/improviso.

– Teste de “Usar Magia” (Antigo Identificar magia) em vez de Concentração (Que sumiu). Para ver se consegue “soltar” a magia. Depois de passar o conjurador faz o “Teste de Conjuração” para ver se consegue superar a CD do adversário.

– Clérigos não terão magias que causem dano direto (Exceto em mortos-Vivos e extraplanares).

– Druidas não terão muitas magias elementais ofensivas (ficando esta função para o Feiticeiro).

– Magos com menos foco em magias ofensivas (Feiticeiro irá se destacar melhor nisto…), o mago terá mais foco em magias prontas diversas algumas de improviso, mas não será muito efetivo “No Meio” do combate.

– Classes Tradicionais (Livro Básico).

– Kits de Classe – Acrescenta ou amplia alguma coisa e perde ou minimiza outras (Sem classes de prestigio)

– Os poderes dos personagens são divididos em Aprimoramentos (Antigos talentos), que dão pequenas vantagens ou aprimoram algumas habilidades e Habilidades que serão divididas em “Arvores de Habilidades” que serão exclusivas das classes. O Jogador pode escolher qual Habilidade quer ou não pegar (desde que preencha o pré requisito), dando mais liberdade a criação e tornando os personagens diferentes uns dos outros. Por Exemplo o Personagem terá a disposição mais de 20 ou 30 Habilidades dentro de suas Opções para escolher entre 14 delas…

– Estilos de Luta são Aprimoramentos que permitem o personagem ter acesso a uma Arvora de Habilidade daquele estilo.

– Alguns Kits de Classe e Kits de prestigio simplesmente dão acesso a uma Arvore de Habilidade a mais.

– Limitar Multiclasses a grupos possíveis, mais ou menos como multiclasse do AD&D e Classe favorecida do 3.x. Exemplo: Anões podem fazer multiclasse entre Guerreiros e Clérigos mas não podem fazer multiclasse de mago.

– Benefícios ganhos por Nível, Total Final no nível 20:
      – até dois atributos com +6 (A cada 3 níveis ganha +1 em dois Atributos diferentes)
      – 14 Aprimoramentos (2 Iniciais e mais 2 a cada nível múltiplo de 3)
      – 14 Habilidades de Classe (Uma a cada nível não Múltiplo de 3)

 

Bom o Resumo é isto aí, estou terminando de Testar a parte de magia que é o mais complicado para depois fazer os Play-Tests, assim que tiver resultados eu posto mais…

  1. Duvem disse:

    Gun, será que utilizar duas jogadas para conjurar uma magia e possivelmente uma terceira para magias de dano, não tornaria o jogo mais lento?

    Gostei da ideia da pericia, vou usar ela… hehe

  2. Gun Hazard disse:

    Bem vindo Duvem!

    Mas nós já fazemos 2 testes…

    “Teste de Concentração” e “Teste de Resistência”.

    Minha idéia era tornar isso mais dinâmico pro conjurador, mais ainda estou refletindo se é melhor o teste de Resistência Passivo (Feito por quem recebe o efeito), ou Ativo (Feito por quem faz o efeito.)

    O Teste para tentar “Soltar a Magia” é porque algumas House Rules que tenho em mente (Como as magias de improviso ou tempo de conjuração), podem afetar estes fatores e o Segundo para Superar a Resistência é o “Ataque mágico” do Conjurador.

    Talvez eu consiga reduzir tudo para um único teste mas meu medo é tornar ele muito complicado.

    Obrigado pelo Comentário e sempre que tiver sugestões eu fico feliz em ouvir…

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