Conforme nosso colega Pirata Dandi nos avisou o Centro Cultural Vergueiro voltou a abrir as portas para o RPG.

Segue a réplica da noticia postada por ele no geek XX:

____

Espaço reservado ao RPG no Centro Cultural São Paulo… A VOLTA!!!


Nem só de más noticias vivemos, apesar de as vezes elas parecerem muito mais constantes….Mas a matéria hoje é sobre uma excelente notícia que pude constatar nesse final de semana! Porque nem só de lapide vive o RPG, e enfim vemos os primeiros sinais de esperança!
O Centro Cultural São Paulo, por muitos anos (como lembram os velhos jogadores dessa cidade) teve um espaço reservado para o RPG. Onde era anteriormente a Gibiteca Henfil, um espacinho singelo mas aconchegante continha a nota “Reservado para jogos de RPG e desenhistas”. Como poderia deixar de me lembrar do espaço, sendo que foi lá que comecei minha primeira campanha? Tantas e tantas amizades, jogadores que sempre marcavam sua presença naquele lugar… mas então começaram os problemas.
A cerca de cinco anos (não tenho precisão, já que minha memória vive no 404) a Gibiteca mudou de lugar para se estabelecer junto à Biblioteca do Centro Cultural. Eles ainda mantiveram o espaço resguardado, no entanto, quem jogaria numa biblioteca quando sabe que vai fazer muito barulho? Assim, o espaço reservado se extinguiu, e os jogadores voltaram ao mesmo lugar que tradicionalmente jogavam, mas sem a prioridade do espaço.
Os anos seguiram, e o CCV (apelido para Centro Cultural Vergueiro) começou a ser freqüentado em massa por estudantes. Assim começaram as disputas pelas escassas mesas, e aos poucos os jogadores de RPG foram desaparecendo do Centro Cultural…. a partir de então, não havia mais UM final de semana em que eu e meus amigos não tivéssemos problemas ou conflitos do lugar.
Toda seção de RPG no CCV terminava da mesma forma! Um guarda interrompia nosso jogo dizendo que os estudantes reclamavam do barulho, e que era para nos retirar do local. No início até tentávamos reduzir o barulho, mas as coisas começavam a passar dos limites, até que resolvemos contatar a coordenação do CCV. A resposta foi imediata: “Isto aqui é um Centro Cultural, vocês vêm aqui para se divertir, e se para isso vão rir e fazer muito barulho, façam! “ Recebemos quase que uma ordem para fazer mais barulho ainda (quase não, foi explícito!), já que não era proibido, e saímos satisfeitos com as piadas e brincadeiras do coordenador, que afirmou também que explicaria isso para os seguranças.
No entanto nem tudo que reluz é para sempre, e a coordenação mudou. Na seqüência mais e mais estudantes fizeram presença, e não conseguimos mais nenhum espaço para o lugar que já foi a segunda casa de muitos de nós. Novamente, todo final de semana um segurança nos interrompia, e já irritada com a situação respondia rispidamente “Tem alguma placa aqui exigindo silêncio?! Se eles querem silencio que vão para a biblioteca! Não jogamos lá por respeito e não vamos fazer silêncio também! Isso aqui é um espaço público, e enquanto não estamos fazendo nada de mal, temos o direito de continuar a jogar!”. Os problemas começaram a crescer de tal forma que não tinha mais graça comparecer ao CCV, e começamos a procurar outros lugares.
Foi então, que num dia qualquer após tantos anos, depois de tanta batalha e pedidos, de tanto esforço e insistência, obtivemos a resposta tão esperada! Um placa singela com os seguintes dizeres: “Espaço reservado a jogadores de RPG. Gibiteca Henfil.”. De volta ao mesmo lugar de origem, uma nostalgia me preencheu, e a felicidade prevaleceu! Algumas mesas, pequenas, mas nossas.
Agora queremos convocar todos os jogadores a reconhecerem a vitória de tanta labuta! O Centro Cultural tornou a reconhecer nosso espaço, mas com um prazo para total aprovação. Dentro de alguns meses, o espaço será nosso, e permanecerá conosco se não surtirem problemas. Para preservarmos nosso direito, teremos que seguir algumas regras: sempre que houverem pessoas não relacionadas ao RPG ocupando as mesas, não poderemos solicitar pessoalmente que se retirem, mas devemos contatar um segurança para que ele as retire do espaço. Pronto, só isso, fora isso devemos preservar o espaço, que curiosamente já está sendo depredado… não por jogadores, mas por estudantes indignados! @_@ Muito digno da parte deles, arrancaram parte das letras coladas sobre as mesas com a notificação da preferência, e preencheram com mensagens ofensivas como “RPGistas punheteiros e vagabundos”.
Não sei onde isso pode parar, mas a maioria desses “RPGistas punheteiros e vagabundos” já estão formados e trabalhando, e como disse uma amiga minha “Eles estudam porque precisam de cultura, nós já temos!”, o que se prova pela falta de respeito de alguns estudantes indignados pelo espaço que a tantos anos foi nosso.

  1. Loki disse:

    Bom, estou só de passagem pelo blog, achei criativo o nome xD
    bom.. como conheço o centro cultural acima, resolvi deixar uma dica, q com certeza, muitos daqui vão gostar, aos domingos no parque do ibirapuera, proximo a estação de metrô ana-rosa, acontecem os treinos da SBM(Simulação de Batalha Medieval), ou seja, treinos com espadas, escudos, lanças, machados, e afins.
    quem estiver com vontade de ir, será bem vindo, nos encontramos as 13:30 no metrô ana-rosa(linha verde), ou as 14:00 em diante ao lado do restaurante The Greens, dentro do parque, as armas são emprestadas para treino, entao eh gratuito, xD
    bom.. caso queiram dar alguma informação de como ficaram sabendo, podem dizer que quem indicou, foi o Loki, num comentario de um blog, e aproveitem pra fazer uma propaganda do Falha Critica! xD
    bom… espero por vcs lá!

    Loki, Soldado de Elite
    Alliance of Cross

  2. Ellënsil Calima disse:

    ^^
    Olá! Gostei da forma como escreve! Sou uma RPGista feliz por essa retomada de espaço ali no CCV! Espaços reservados/descentes para jogar não são muitos, né? Normalmente a casa do mestre é o castelo/covil/taverna/etc hehe

    Bom, boa sorte com o blog e boa sorte para todos nós RPGistas aqui de Sampa! rss

    Abraços

  3. Gun_Hazard disse:

    Olá!

    Sejam bem vindo Loki e Ellensil!

    Sempre tive vontade de participar destas SBC, mas sou meio Ogro e posso acabar exagerando a mão…

    Vou tentar em janeiro aparecer lá para conhecer melhor. Quem sabe a gente conversa um pouco.

    Obrigado Ellensil, pelo incentivo, mas só reafirmando o este post é uma réplica do feito no “geek XX ” só repliquei aquí para ajudar a divulgação.

    Espero poder continuar postando coisas agradáveis para vocês.

    Abraços.