Analisando Pontos de Vida e Variantes.(Parte 3)

Nas partes anteriores 1 e 2, falamos sobre como funciona a abstração dos Pontos de Vida do D&D e um pouquinho de algumas Opções variantes.

Bom, vamos continuar falando um pouco das Regras Variantes:

4º Testes de Resistência (True20)

Bom, neste ponto é complicado falar do TRUE20, em comparação com o D&D, pois o True20 Muda radicamente este pondo do D&D os Pontos de Vida e Dano.

Explicando como Funciona:

– As armas não tem valores em dados e sim valores fixos, como por exemplo: Espada Curta causa +2 Dano, uma Espada Longa causa +3 de Dano e um Machado Grande Causa +5 de Dano. O Modificador de força somasse normalmente assim como outros modificadores. Acertos críticos geralmente adcionam apenas +3 a quantidade de dano causado.

– Armaduras tem um Bônus máximo de defesa (Em vez de Bônus máximo de armadura), continuam com seu penalidade em perícia e deslocamento máximo e a novidade é o valor de Bônus que soma nos testes de Toughness. Como Máximo de +8 Para Full Plate) e escudos também aumentam este bônus.
– Os personagens tem um novo teste de resistência chamado Toughness (Dureza ou Resistência).

O Teste é: 1d20 + Modificador de Constituição + Bônus de Armadura + Talentos ou variantes contra CD 15 + Bônus Total de dano.

– Caso o personagem tenha um sucesso no teste. Nada acontece. É o mesmo efeito do “Foi apenas um arranhão”
– Caso o personagem falhe ele estará machucado (Hurt); Cada Resultado de Hurt impõem -1 adicional nos testes de Toughness
– Caso o personagem falhe por mais de 5 pontos ele estará Ferido (Wounded): Cada Resultado de Wounded impõem -1 adicional nos testes de Toughness
– Caso o personagem falhe por mais de 10 pontos ele estará Incapacitado (disabled)
– Caso o personagem falhe por mais de 15 pontos ele estará Morrento (dying)

Como as penalidades de ferimento se acumulam, quanto mais se fere mais difícil é de se resistir ao próximo golpe.

Agora se você tiver um ferimento mais grave que hurts e sobre ele novamente você passa para o próximo nível de ferimento.

Exemplo: Você sofre o primeiro ataque e falha normal (hurt) você fica com -1 se sofre outro ferimento normal (hurt), você fica com -2 nos próximos testes de Toughness se você toma mais um golpe e falha por mais de 5 você fica Wounded e um total de -3 para os próximos testes de Toughness se você toma 4º um golpe e falha por mais de 5 em vez de você ficar com dois Woundeds você cai diretamente para Disabled.

É fácil de entender se olhar a ficha. Em cima de hurt tem um espaço para marcar quantos hurts o personagem tem no momento. Em cima de wounded, disabled e dying, tem uma caixa, para marcar se o personagem tem ou não tem a condição.

O quê isto muda?

Elimina a mecânica de PVs por um mecânica de medida heróica e que considera armadura como uma redução também.

As jogadas depois de uma pequena prática ficam mais simples e intuitivas é um sistema que funciona em níveis pequeno médio e alto.

OBS: Este trecho do True20 foi acrescentado mais como curiosidade, pois infelizmente (E bota infelizmente) eu não tenho muita fluência no True20. e Dificilmente será possível uma adaptação simples deste conceito para o D20 Normal, sendo melhor migrar logo para o True20.

5º Pontos de Vitalidade e Ferimentos (Unearthed Arcana)

Também umas das opções que mais me agrada. Por ser mais Realista (Dentro dos padrões D&D), mais maleável e mortal.

Os Pontos de Vitalidade são calculados iguais aos PVs normais. E Ainda Medem a Abstrata Capacidade Heróica de evitar ferimentos Reais.

A Grande novidade são os pontos de Ferimento (Igual a constinuição), que mede a REAL capacidade de suportar Ferimentos.

Conforme o personagem toma dano ele sofre primeiro o dano nos Pontos de Vitalidade quando eles acabam o personagem começa a tomar o Dano nos pontos de Ferimento.

A Primeira Vez que o Personagem sofre Dano nos Pontos de Ferimento ele fica Fatigado (-2 em Força e Destreza). Até Descansar 8 Horas ou sofrer algum tipo de tratamento.

Toda vez que ele sofrer dano nos Pontos de Ferimento ele faz um teste de Fortitude (CD 5 + Números de Pontos de Ferimento Perdidos) se falhar fica 1d4 rodadas atordoado.

Agora uma parte Legal: Acertos Críticos Ignoram a quantidade de Pontos de Vitalidade e são descontados diretamente dos Pontos de Ferimento.

Mas em função disto também os acertos críticos não são multiplicados. (Habilidades de armas x3 viram 19-20; x4 viram 18-20 e x5 viram 17-20). Também é aconselhável não considerar danos extras como Espada Flamejante ou Ataque Furtivo, para calcular este extra dos acertos críticos.

A Recuperação também é diferente, Pontos de Vitalidade se Curam e uma proporção de Nível X Horas de Descanso ou totalmente após 8 horas de descanso. Já os Ferimentos Curam 1 (UM) por dia. Magias de Cura Recuperam somente Pontos de Vitalidade e os bônus recuperam os Pontos de Ferimentos (Ex: Um Clérigo de Nível 5 em vez de 1d8+5 PVs, curaria com Curar Leves 1d8 pontos de Vitalidade e 5 Pontos de Ferimento)

O Que isto Muda Realmente?

Mortalidade mais alta
Com este novo Método mesmo um Guerreiro Experiente pode Sim Ser morto com um único golpe bem dado (Salvo utilização de quilos de itens mágicos dificilmente a Constituição sobe muito acima do 20). Esta mortalidade é representada pelos Golpes Críticos. Embora ainda seja difícil matar com um único golpe pelo menos isto já não é mais tão impraticável.

Mortalidade Reduzida em níveis baixos
Da Mesma maneira que os Criticos e condições adversas podem tornar o jogo mais mortal ao longo dos níveis, vale lembrar que logo no nível 1 o personagem já terá um extra igual a sua constituição. Logo os “Magos irão para de morrer a um mero ataque de um gato” resistindo a pelo menos uns dois golpes a mais que antes. (Pois é uma coisa que foi tão aplaudida na 4ªed já era usada antes e ninguém percebeu…)

Mais efeitos de ferimentos dentro do combate
Como agora é possível o personagem ter efeitos de ferimento dentro do combate (sem que isto implique obrigatoriamente dele estar fora de combate) gerarando assim possibilidade bem dramáticas de jogo.

Reduz o Efeito Binário Morto ou Vivo.
Como todo ataque que reduza os pontos de ferimento a menos de 0 são automaticamente considerados que o personagem está com 0 pontos e morrendo, evita o problema presente em níveis altos de qualquer ataque que reduza a menos de 0 pontos é uma morte certa devido a quantidade alta de dano causado. Dando tempo para se tentar uma recuperação ou salvamento heróico. Mas não se iludam pois o próximo ataque é fatal sim, e alguém morrendo sempre tem a chance de não receber socorro ou se estabilizar.

Tempo de Recuperação
Você não se recupera de meio metro de aço atravessando seu estomago de um dia para o outro.
Mas mesmo isto, por mais Fantástico e heróico que pareça, não impede totalmente de entrar em novos combates pois os As penalidades do Ferimento somem e os Pontos de Vitalidade se recuperam normalmente. Claro que como os Pontos de Ferimentos vão estar ainda reduzidos e as chances de morrer ficam maiores, nestas condições.

Reduz Necessidade de Clérigos ou itens de cura constantemente
Você Recupera seus Pontos de Vitalidade por Hora ou totalmente em uma Noite, claro que num combate um clérigo ainda é a melhor opção.

Maleabilidade (Ponto Mais Importante)
Por mais incrível que possa parecer esta opção de Vitalidade e ferimentos é a mais maleável que existe pois ele permite uma série de mudanças sem contudo alterar o básico do D20. Vamos ver alguns exemplos:

– Como os valores de Ferimento são Variavelmente menores é possível dividir ele em níveis de ferimento diferentes sem se tornarem inconsistentes. Por Exemplo: Até 50% de pontos de Ferimento o Personagem está Fatigado após isto ele está Incapacitado (Disabled ou PV=0).

– Em Vez de Considerar Vitalidade como Igual a Constituição ela pode ser considerada igual a 10 + Valor de Teste de Fortitude, representando a evolução do personagem de deixando ele mais duro de morrer em níveis mais altos.

– Aumentar a mortalidade de ataques furtivos?
Moleza.
A Pergunta é o Quanto mortal você o Deseja?
Considere todo ataque furtivo como dano direto contra os pontos de ferimentos e substitua cada 1d6 por +2 no ataque ou dano.

– Diminuir o efeito de Cura Mágica: Em vez de considerar os Valores de Bônus como Pontos de Ferimento Curados Deixe eles ficarem como Pontos de Vitalidade mesmo e considere apenas o Círculo da magia como número de ponto de Ferimento curados.

– Mesmo tendo pouco impacto nas regras a maneira de distribuir os pontos de vitalidade, vão dosar o nível de heroísmo do seu jogo:
* Valores Máximos Aumentam o Nível de Heroísmo
* Valores Mínimos Diminuem o Nível de Heroísmo
* Valores média garantem um ‘Aparente Equilibrio’
* As jogadas de dados mantêm sempre a emoção do inesperado.

– Limite de Dano de Vitalidade:
Caso os valores de dano sejam muito altos em sua mesa e o mestre queira que isso seja refletido na facilidade de ferimentos o mestre pode por exemplo considerar o Limite de Dano de Vitalidade como igual a constituição, qualquer valor acima deste Limite será descontado diretamente dos Pontos de Ferimento não importando quantos pontos de Vitalidade ainda restam.

– Vitalidade como “Heróico”
O Mestre pode simplesmente arbitrar que os Pontos de Vitalidade tem de ser considerados apenas em situações Heróicas. Por exemplo se o Jogador se joga na frente de uma saraivadas de flechas para defender um criança o mestre pode considerar isto heróico e aplicar os Pontos de Vitalidade justamente, agora se outro jogador se joga na frente de uma saraivadas de flechas na tentativa de invadir um forte sozinho só para se exibir, pois está confiante na quantidade de pontos de vitalidade que tem, o mestre poderia argumentar com o personagem antes dele concluir a ação dizendo que aquilo não é heróico e por isto não poderia contar com os Pontos de Vitalidade…

Bom Basicamente é Isto espero ter no mínimo dado uma luz diferente a uma maneira de ver os tradicionais “PVs”…

OBS: Gostaria muito de agradecer ao Guilherme da Jambo Editora por ter me ajudado com a dúvida sobre o Funcionamento do True20 e fazer votos de vermos a versão em português o mais breve possível

Fim (por enquanto) das reflexões sobre Pontos de Vida.

Bom Jogo a todos!

  1. opiumseed disse:

    Adicionado à Lista Lúdica!