AD&D – De novo…

Posted: 19th janeiro 2011 by Gun_Hazard in RPG
Tags: , , ,

10 Anos depois neste sabado dia 15 nosso grupo se reuniu e jogou novamente uma partida de AD&D.

Aconteceu que o Mestre desta Semana, disse que não tava lá muito incentivado a mestrar e iria mestrar uma aventura one-shot (Aventura de uma Tarde), que iria adaptar uma aventura do AD&D que ele tinha para o D&D3.5 mas que queria fazer mais simples sem Talentos, eu disse: “Faz logo com AD&D então… Os livros estão comigo e eu levo…” ele topou.

Nos juntamos fizemos as fichas rapidamente e jogamos a 1ª partida de AD&D em 10 anos.

Cala do Livro do Jogador do AD&D e sua polêmica, pelo menos no meu Grupo.

Mas ele não está Caindo ?

Foi um jogo divertido e fluido.

O Mestre estava preocupado principalmente com a escolha de um Sistema que fosse simples rápido e não desse muita margem a discussões sobre regras e que também ele tivesse um certo nível de familiaridade.

Pelo que conservamos após a partida o saldo foi muito positivo.

Eu só questiono se seria possível este mesmo tipo de jogo no velho D&D3.5.

Sei que um dos motivos do Mestre não ter usado o D&D3.5 fui eu que geralmente questiono certos usos injustos de regras mal interpretadas (leia-se: Reclamo quando o mestre erra alguma regra). Ou quando utilizo alguma regra ou talento a meu favor quando o resto do grupo ou mestre não conhece direito ou ignora achando ruim/complicada/pouco-conhecida.

Sei também que minha tentativa de usar o TRUE20, por ser mais “simples”, também não foi um sucesso 100% pelo fato dos jogadores não terem se inteirado do Sistema, chegando a “Esquecer” alguams das opções que seus personagens poderiam usar.

Como já havia mencionado antes tenho a intenção de fazer minha versão caseira de um sistema “Tipo-D20”, Só não sei se dar Opções de escolha “Bacanas” aos meus jogadores seria uma opção uma vez que talvez eles “Esqueçam” delas ou tenham “preguiça” de ler e escolher a que melhor se encaixa. Talvez uma lista menor de opções automáticas (O Personagem já as tem queirendo ou não – Como as do AD&D ou D&D3.x) seria mais adequado a meu grupo.

A Titulo de curiosidade/piada um dos nossos colegas havia assistido a uma aventura de AD&D há muito tempo atrás, mas nunca chegou a jogar AD&D com a gente, só veio a integrar o grupo depois do D&D 3.5. Explicado as diferenças matemáticas na hora de jogar ele não achou grande dificuldades em entender seu funcionamento.

Em Resumo acho que todos gostaram e talvez a experiência se repita…

E tomara que a experiência se repita bastante pois sem Pontos de Experiência não dá para subir de nível…

PS: Para os que quiserem conhecer um pouco de como era o jogo há uma versão gratuita (Open Game) do AD&D em sua 1ª edição com algumas adaptações.

Sword And Wizardry 3ª ed Em Português

Download: http://www.mediafire.com/?zyfwmxmz1mg#1

Escrito por: Matthew J. Finch
Traduzido por:  Gilvan Golveia
Autores do Sistema e Regras Originais: Dave Arneson e Gary Gygax

Divirtam-se!

  1. kleber disse:

    foi uma volta ao passado, o grupo inteiro conseguiu uma boa interação e a diversão rolou legal.
    espero que va para frente

  2. Vocês já ouviram falar no Old Dragon? Pelo que li, é exatamente o que vocês estão procurando. Abraços!

  3. Vavá disse:

    De fato a aventura foi interessante. Não esperava o que poderia ser dela, uma vez que já não lembrava muito do AD&D, mas isso se tornou uma grande diversão em alguma tarde de algum sábado de 2011….como nos velhos tempos…

  4. Diogo disse:

    Sei que está um pouco datado os comentários, mas de onde vcs são?? Estava procurando um grupo para jogar ou até mestrar. Sou do Rio

    Abraços