AD&D – De novo…

Posted: 19th janeiro 2011 by Gun_Hazard in RPG
Tags: , , ,

10 Anos depois neste sabado dia 15 nosso grupo se reuniu e jogou novamente uma partida de AD&D.

Aconteceu que o Mestre desta Semana, disse que não tava lá muito incentivado a mestrar e iria mestrar uma aventura one-shot (Aventura de uma Tarde), que iria adaptar uma aventura do AD&D que ele tinha para o D&D3.5 mas que queria fazer mais simples sem Talentos, eu disse: “Faz logo com AD&D então… Os livros estão comigo e eu levo…” ele topou.

Nos juntamos fizemos as fichas rapidamente e jogamos a 1ª partida de AD&D em 10 anos.

Cala do Livro do Jogador do AD&D e sua polêmica, pelo menos no meu Grupo.

Mas ele não está Caindo ?

Foi um jogo divertido e fluido.

O Mestre estava preocupado principalmente com a escolha de um Sistema que fosse simples rápido e não desse muita margem a discussões sobre regras e que também ele tivesse um certo nível de familiaridade.

Pelo que conservamos após a partida o saldo foi muito positivo.

Eu só questiono se seria possível este mesmo tipo de jogo no velho D&D3.5.

Sei que um dos motivos do Mestre não ter usado o D&D3.5 fui eu que geralmente questiono certos usos injustos de regras mal interpretadas (leia-se: Reclamo quando o mestre erra alguma regra). Ou quando utilizo alguma regra ou talento a meu favor quando o resto do grupo ou mestre não conhece direito ou ignora achando ruim/complicada/pouco-conhecida.

Sei também que minha tentativa de usar o TRUE20, por ser mais “simples”, também não foi um sucesso 100% pelo fato dos jogadores não terem se inteirado do Sistema, chegando a “Esquecer” alguams das opções que seus personagens poderiam usar.

Como já havia mencionado antes tenho a intenção de fazer minha versão caseira de um sistema “Tipo-D20”, Só não sei se dar Opções de escolha “Bacanas” aos meus jogadores seria uma opção uma vez que talvez eles “Esqueçam” delas ou tenham “preguiça” de ler e escolher a que melhor se encaixa. Talvez uma lista menor de opções automáticas (O Personagem já as tem queirendo ou não – Como as do AD&D ou D&D3.x) seria mais adequado a meu grupo.

A Titulo de curiosidade/piada um dos nossos colegas havia assistido a uma aventura de AD&D há muito tempo atrás, mas nunca chegou a jogar AD&D com a gente, só veio a integrar o grupo depois do D&D 3.5. Explicado as diferenças matemáticas na hora de jogar ele não achou grande dificuldades em entender seu funcionamento.

Em Resumo acho que todos gostaram e talvez a experiência se repita…

E tomara que a experiência se repita bastante pois sem Pontos de Experiência não dá para subir de nível…

PS: Para os que quiserem conhecer um pouco de como era o jogo há uma versão gratuita (Open Game) do AD&D em sua 1ª edição com algumas adaptações.

Sword And Wizardry 3ª ed Em Português

Download: http://www.mediafire.com/?zyfwmxmz1mg#1

Escrito por: Matthew J. Finch
Traduzido por:  Gilvan Golveia
Autores do Sistema e Regras Originais: Dave Arneson e Gary Gygax

Divirtam-se!

  1. kleber disse:

    foi uma volta ao passado, o grupo inteiro conseguiu uma boa interação e a diversão rolou legal.
    espero que va para frente

  2. Vocês já ouviram falar no Old Dragon? Pelo que li, é exatamente o que vocês estão procurando. Abraços!

  3. Vavá disse:

    De fato a aventura foi interessante. Não esperava o que poderia ser dela, uma vez que já não lembrava muito do AD&D, mas isso se tornou uma grande diversão em alguma tarde de algum sábado de 2011….como nos velhos tempos…

  4. Diogo disse:

    Sei que está um pouco datado os comentários, mas de onde vcs são?? Estava procurando um grupo para jogar ou até mestrar. Sou do Rio

    Abraços

  5. Johnd0 disse:

    Link exchange is nothing else but it is simply placing the other persons web site link on your page at proper place and other person will also do same for you. bbeakccdadgd